0
Entrevista

28/02 – DIA DO AMOR-PRÓPRIO EM PORTO ALEGRE

By 2 de março de 2020 No Comments

Preparando matéria para veiculação no Jornal BOM DIA RIO GRANDE  E JORNAL DO ALMOÇO referente o dia 28/02 – DIA DO AMOR-PRÓPRIO.

Porto Alegre ganha o Dia do Amor-Próprio: ‘Conscientizar sobre esse sentimento transformador’, diz psicóloga Recentemente, data foi incluída no calendário municipal da Capital. Especialista fala a respeito da importância de se discutir e refletir sobre o tema. Por Fernanda Carvalho, RBS TV e G1 RS 28/02/2020.

Dia do amor próprio: confira se a autoestima da população aumentou. Porto Alegre comemora pela primeira vez, nesta sexta-feira (28), o Dia do Amor-Próprio. O objetivo é fazer com que as pessoas reflitam sobre a importância desse sentimento. O projeto, para incluir essa data no calendário municipal da Capital, foi aprovado na Câmara e sancionado pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior no mês passado. A psicóloga e idealizadora do movimento social Família Eu: Educando para o Amor-Próprio, Néa Tauil, falou durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre, na tarde de quinta (27), sobre a importância de se discutir o tema. Segundo a psicóloga, o objetivo do movimento é ajudar a construir um mundo melhor, com pessoas mais amorosas e felizes. “Levar a importância de se conscientizar sobre esse sentimento transformador que é o amor-próprio na vida da gente”, afirma. Néa explica que o trabalho que exerce há mais de 20 anos possibilitou que ela criasse esse movimento. Segundo a psicóloga, o amor-próprio é uma ferramenta que está a serviço da vida, não só nas práticas curativas, mas também na prevenção. “A partir do meu consultório e toda essa experiência, vendo meus pacientes transformar a vida após aprender a se amar, a se considerar, a se respeitar, a se valorizar, eu resolvi sair do meu consultório e ir para as ruas, praças, igrejas, hospitais, evidenciar o amor-próprio”, conta. A psicóloga acrescenta que o movimento visa também desconstruir um pré-conceito. “Porque amor-próprio não é narcisismo, não é egoísmo, não é ser egocêntrico. É importante praticar e nutrir amor-próprio para estar bem para ajudar o outro. Se eu não estou bem, como eu vou ajudar o outro? Eu preciso cuidar de mim para poder cuidar do outro.” A psicóloga relata que a data é uma forma das pessoas refletirem sobre o sentimento que está atrelado à qualidade vida. “O corpo é um só, mas os ‘eus’ que moram no nosso corpo são muitos. Eu mental, eu emocional, eu nutrição, eu sexualidade, eu social, etc. A gente precisa nutrir, praticar amor, com todos esses ‘eus’. As pessoas não são educadas para serem inteiras, são educadas só para focar em um eu. E o resto dos ‘eus’?”, questiona. A proposta da criação do Dia do Amor-Próprio foi do vereador Cláudio Conceição (DEM). A data será comemorada anualmente no dia 28 de fevereiro em Porto Alegre.